quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Depressão e Tristeza – Quando procurar ajuda?

Sentir-se infeliz, solitário e querer isolar-se faz parte dos sentimentos que vivenciamos durante nossa vida. Muitas pessoas já sentiram assim em algum momento, seja por algum acontecimento desestabilizante, seja por nenhum motivo aparente.
A depressão e tristeza tornam-se preocupantes quando nos sentimos assim na maior parte do tempo, quando não demonstramos interesse ou prazer por atividades que antes nos motivava, quando preferimos nos isolar a ficar com a família ou amigos.
Durante a depressão temos dificuldade de tomar decisões, de procurar soluções para nosso estado de desânimo, o que, freqüentemente, atrasa a procura de uma ajuda terapêutica. Neste período a pessoa pode ter desconfortos de ordem física, o que a faz pensar que algo orgânico esta provocando este estado deprimido.
Segundo a Classificação Internacional de Doenças ( Cid-10) : “Nos episódios típicos de cada um dos três graus dedepressão: leve, moderado ou grave, o paciente apresenta um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo. Observam-se em geral problemas do sono e diminuição do apetite. Existe quase sempre uma diminuição da auto-estima e da autoconfiança e freqüentemente idéias de culpabilidade e ou de indignidade, mesmo nas formas leves. O humor depressivo varia pouco de dia para dia ou segundo as circunstâncias e pode se acompanhar de sintomas ditos "somáticos", por exemplo perda de interesse ou prazer, despertar matinal precoce, várias horas antes da hora habitual de despertar, agravamento matinal da depressão, lentidão psicomotora importante, agitação, perda de apetite, perda de peso e perda da libido”.
Devido a todo estes sinais e sintomas é que a ajuda de um profissional é muito importante neste momento. Muitas vezes é necessário fazer um acompanhamento em conjunto: psicologia e psiquiatria.