Livros

  Uso de drogas e prevenção - de Marcelo Sodelli
 
Este importante estudo apresenta uma tese fundamental sobre a área de prevenção ao uso nocivo de drogas que pode ser  resumida da seguinte forma: por meio da aproximação do modelo de Redução de Danos e da noção de Vulnerabilidade é que podemos compreender o trabalho preventivo ao uso de risco e dependência de drogas como Ações Redutoras de Vulnerabilidade e, assim, desconstruir e superar o modelo Proibicionista.  Por este caminho inauguramos, assim, a possibilidade de aproximar o sentido de prevenir com o sentido de educar, recuperando a vocação mais autentica da Educação: reduzir vulnerabilidades.
Ressaltamos que a busca da desconstrução do modelo Proibicionista deve ser entendida não como uma batalha de ordem político-ideológica, embora essa dimensão esteja sempre presente. No nosso caso, está mais vinculada à procura de um modelo que responda de modo mais realista às solicitações e aos desdobramentos do fenômeno do uso de drogas. Nossa preocupação última é contribuir para que a área preventiva deixe de ser “terra de ninguém” e comece a se transformar numa área de atuação pautada no conhecimento científico e em ações preventivas mais eficazes, respeitando sempre os direitos humanos.
O livro conta ainda com o prólogo da Profª. Drª. Vera Maria Nigro de Souza Placco; o prefácio do Prof. Dr. Sergio Seibel e a apresentação do Prof. Dr. Elisaldo A. Carlini.

O autor
Marcelo Sodelli é professor da Faculdade de Ciência Humanas e da Saúde, Curso de Psicologia,  da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Psicologia da Educação por essa mesma Universidade. Vice-Presidente da ABRAMD - Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas e membro da Sociedade Brasileira de Fenomenologia. Desde 1996, coordena projetos na área da Educação Preventiva ao Uso Nocivo de Drogas por meio da ONG Netpsi – Núcleo de Estudos e Temas em Psicologia. Psicólogo clínico com orientação da Fenomenologia Existência.

Para adquirir este livro envie um e-mail para msodelli@pucsp.br solicitando instruções.

Um Mal (Dito) Cidadão - de Domiciano Siqueira e convidados
O livro "Mal (Dito) cidadão", de Domiciano Siqueira e convidados, revela as observações do dia a dia de usuários de drogas e a reação desses frente à novas possibilidades do chamado "uso responsável" e as reflexões geradas por esses comportamentos visando a criação e estruturação de novas políticas públicas sobre o tema a partir de novas áreas do conhecimento humano, com ênfase no Direito, na Saúde, na Justiça, na Educação e outras não menos importantes. [ + info

 
O Adolescente em Desenvolvimento - de Antonio Carlos Amador Pereira
Em O Adolescente em Desenvolvimento, o autor Antonio Carlos Amador Pereira, com larga experiência como professor de Psicologia do Desenvolvimento e terapeuta de adolescentes, procurou mostrar os aspectos mais importantes da adolescência, cujo tema central é a descoberta de si mesmo.
[ + info

 
A revolução sexual sobre rodas: conquistando o afeto e a autonomia - de Fabiano Puhlmann
O autor, com a intenção de diminuir o medo, a vergonha e o isolamento afetivo e sexual a que muitas pessoas com deficiência física se condenam, esclarece neste livro as principais dúvidas sobre tratamentos, recursos e atitudes a serem mantidas para uma sexualidade livre e prazerosa depois da deficiência física. Tratando também da inclusão social, este livro ajuda a pessoa com deficiência a resgatar a vida, a autonomia, o afeto e o erotismo esquecido.
Autor: Fabiano Puhlmann - 128 páginas - Editora Nome da Rosa - R$ 20,00 - À venda nas principais livrarias do país ou pelo site www.nomedarosa.com.br
[ + info

 
Viva melhor com o adolestente - Livro da Editora Larousse esclarece e desmistifica temas do universo dos adolescentes - Os psicólogos brasileiros Cláudio Picazio e Marcelo SodelliNetPsi - Núcleo de Estudos e Temas em Psicologia) são responsáveis por seis dos onze capítulos do livro. Os outros cinco, escritos por autores franceses, foram adaptados para a realidade brasileira. A obra foi organizada pela psiquiatra, Sylvie Angel, que trabalha na área de terapia familiar e psicologia infantil. Sylvie criou e foi diretora do Centro de Terapia Familiar Monceau, e também vice-presidente da Sociedade Francesa de Terapia Familiar de Paris. (Diretor Clínico do [ + info
 
Revista Viver Mente&Cérebro - A primeira edição especial Viver Mente&Cérebro traz as origens da psicanálise e a vida de Freud, um dos mais influentes e controvertidos intelectuais do século XX. A primeira análise, as dúvidas sobre o pai, as pesquisas em neurologia, a revelação do inconsciente, os tempos do exílio, a teoria da sexualidade e muito mais. Para mais informações, acesse: http://www.vivermentecerebro.com.br

Obras psicológicas de S. Freud - Escritos sobre a Psicologia do Inconsciente - A nova edição brasileira das obras de Freud agrupa os textos por eixos temáticos e está sendo publicada em duas etapas. Em uma primeira etapa serão publicados os textos mais lidos em psicanálise e obras que refletem a amplitude das idéias de Freud.
[
+ info


Elementos de psicanálise - Não basta voltar-se para conhecer e empenhar esforços em consegui-lo, sem a indispensável apresentação dos meios utilizados e eficientes para o intento. O que não está codificado agrega-se ao conhecido, revitalizando-o e revolucionando.
[
+ info




Transformações - Do aprendizado ao crescimento - Esta obra, de 1965, marca a fase final da obra de Bion (chamdo de Late Bion pelos ingleses). Ele examina com grande detalhe certas variações e possibilidades formais tanto nas interpretecões como nas reações e comunicações do paciente, de acordo com a "égide" sob a qual sejam feitas: basicamente, sob os instimtos de vida e/ou de morte.
[
+ info 
 



Introdução à Antropologia Filosófica - O presente volume, nono da série de dez que deverão compor a coleção "Introdução à Psicologia" lançada pela Imago Editora, está dedicado a curtas exposições do pensamento filosófico-antro-pológico produzido por alguns dos grandes pensadores que marcaram a filosofia moderna e contemporânea.
Referências à filosofia antiga e medieval correm por conta de alguns dos grandes mestres que respondem por vários capítulos, entre eles Max Scheler, Ernst Cassirer e Hannah Arendt, a qual dicorre de modo bem significativo sobre as construções de Santo Agostinho.
[
+ info

 
A teoria do amadurecimento de D.W. Winnicott - "...precisamos chegar a uma teoria do amadurecimento normal para podermos ser capazes de compreender as doenças e as vária imaturidades, uma vez que não nos damos por satisfeitos a menos que possamos preveni-las e curá-las. Não aceitamos a esquizofrenia infantil mais do que aceitamos a poliomielielite ou a condição da criança espática. Tentamos prevenir e esperamos poder conduzir à cura onde quer que haja anormalidade que signifique sofrimento para alguém."
[
+ info
 

Revista de Psicanálise Textura - Ano 3 / nº 3 / 2003 - ISSN: 1677-6275 - 45 págs. - R$ 10,00 - Editores: Alejandro Luis Viviani, Eliana Harfush Midlej, Luís Eduardo Salvucci Rodrigues, María Luisa Scalise de Viviani, Rosely Pennacchi, Sidnei Artur Goldberg, Taeco Toma Carignato Indexado em: Index Psi Periódicos
www.bvs-psi.org.br

[
+ info



Quem é o sonhador que sonha o sonho? dá um retrato claro, particular e individual das idéias teóricas e clínicas, pós-kleinianas, de James Grotstein, que se apóia no trtabalho de Freud e Melanie Klein, desenvolvidos por Wilfred Bion. Os leitores , enquanto atravessam terreno clínico psicanalítico, também se engajam em temas que aparecem em filosofia, teologia e poesia desde que o ser humano começou a estudar a si mesmo. O livro é sobre uma grande variedade de assuntos, despertando o interesse de um público variado. Felizmente os leitores também verão que ele é escrito num estilo fluido e vivo, que facilita sua jornada e torna isto aproveitável, desafiador, informativo e provocante.
[
+ info
 
Coleção Babel da Psicanálise - A psicanálise escrita a lápis - A coleção "Babel da Psicanálise" é mais um empreendimento da Editora Rosari que, sob os desígnios deste título, envereda pelos esquivos, ambíguos e curiosos caminhos da mente humana, e pelos textos daqueles que a estudam e portanto a escrevem.
[ + info
 
Teu sexo é teu - um roteiro completo e eficaz para todos que desejam melhorar sua vida sexual. "O livro apresenta uma visão bastante positiva da sexualidade. Sua leitura é amena, instrutiva e, acima de tudo, excitante." - Juan José Borras, médico e terapeuta sexual.
[
+ info





Com a cabeça na ponta da chuteira - dar aos atletas o respaldo psicológico é tão importante quanto lhes fornecer uma alimentação balanceada, programada por nutricionistas. Afinal, o corpo físico e o mental são duas faces de uma mesma unidade e merecem igual atenção. Se o atleta está mal psicologicamente, quem é o profissional tecnicamente preparado para atuar na solução deste problema? O técnico, o diretor do clube, o médico ortopedista? A presente obra visa apresentar esta moderna e importante área de atuação psicológica, introduzindo alguns dos principais temas relacionados com a teoria e prática da Psicologia do Esporte.
[
+ info


Esse sexo é feminino! - sarcástica, ágil, crítica e deliciosamente despretensiosa, Patrícia Travassos revela neste livro sua disposição natural para o humor e para o que chama de "coisas de mulher". Histórias de mulheres solteiras, casadas, separadas, divorciadas, viúvas, "solos", executivas, donas de casa, mães, amantes, namoradas, casos... Homens correndo na mesma raia, na raio ao lado, mas sempre correndo por perto. Muitas histórias, arquétipos, conflitos, roteiros, cenas, plots. Muitas surpresas, e todas sob a mesma mira. a de Patrícia Travassos, também espécime do sexo feminino, atriz, comediante, roteirista e, comprovando agora, ser uma "escrevente" divertida, irreverente e atenta ao universo feminino. Ah! Atenta também ao universo masculino... Confira!
[
+ info

 
Mulher: produto com data de validade - este livro trata de um assunto polêmico e atual: a armadilha erótica que nossa cultura criou e que vem enredando e datando as mulheres, causando-lhes empobrecimento psíquico e conflitos de diversa natureza. Desvenda os papéis aos quais a mulher e o homem se submeteram ao longo da história, interferindo em seu relacionamento, e que, ao contrário do que imaginamos, hoje não tão divergentes ou mais libertários dos da época de nossas avós...
[
+ info
 

Meninas do porto: mitos e realidade da prostituição infanto-juvenil - sabemos que a prostituição infanto-juvenil é um dos problemas mais graves de nosso país; mais chocante ainda é saber que ela é fruto principalmente da violência que as meninas sofrem dentro de casa e em suas famílias. Há anos trabalhando com meninas prostituídas, as autoras contam histórias de um mundo obscuro, de violência familiar, de abuso sexual, e de tentativas delas próprias encontrarem uma saída. Um livro surpreendente...
[
+ info

 

Sexualidade Violentada: uma tentativa de destruição - este livro destina-se a mulheres, jovens, professores e pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre violência sexual. Travando quase um diálogo com o leitor, contando casos reais, a autora analisa neste livro o perfil do agressor, o sofrimento silencioso das vítimas, as seqüelas e as leis atuais com relação a essa questão. Ajuda-nos também a compreender as raízes dessa violência, orientando-nos a nos protegermos e agirmos corretamente contra esse grave delito.
[
+ info

 

Papo de Garota
- infectada com o vírus HIV aos 16 anos, em 1998 Valéria Piassa Polizzi contou sua história no livro Depois Daquela Viagem, um grande sucesso. Agora, já com 30 anos, parte para sua segunda experiência editorial, uma compilação das crônicas publicadas na revista Atrevida. Neste novo livro, Valéria fala com os jovens de maneira intimista sobre os sonhos, a turma, os namorados, a sexualidade, a família, as dúvidas, as fantasias, sobre o que acontece no dia-a-dia e na vida dos adolescentes. Lendo suas crônicas, temos a impressão de estarmos conversando com uma amiga, pois, sem dúvida, Valéria escreve com o coração! Vale a pena conferir! [ + info



A apreensão da realidade psíquica - Hegel e Klein - A tolerância de paradoxos -
Esta obra estuda processos mentais envolvidos no acidentado percurso do conhecimento da mente humana e da realidade. Sandler, a partir de Klein, observa a história da idéias segundo o movimento PS-D e o reconhecimento da 'suprema criatividade da dupla parental'; no caso, a maternidade e paternidade da psicanálise: a obra de Platão, Aristóteles, Spinoza, Hobbes, Hume, Locke, Kant, Shakespeare, Goethe, Schelling e Schopenhauer.
[
+ info



Notas a projeto de uma psicologia - A proposta de Freud de deduzir uma psicologia científica e naturalista segundo um mínimo de pressupostos, pode ser referido a inúmeras fontes. Apesar de o ensaio ter sido iniciado numa viagem de trem, ele de nenhum modo é um texto de ocasião. Na verdade reflete as tentativas de Freud para fundamentar uma clínica baseada na palavra e é extremamente útil para quem deseja conhecer como se originou a psicanálise.
[
+ info



Uma estrela pela fresta - embora a saga da menina Gucia possa absorver o leitor como tantas boas obras de ficção, sua história é absolutamente verídica. E o texto da Carlos Doin consegue resgatá-la, retratando a indomável persistência de um ser humano que sobreviveu aos horrores do Holocausto e pôde superar suas consequências psicológicas. No Brasil, após a guerra, a menina cresceu, casou, teve filhos e netos, tornou-se médica e psicanalista.
[
+ info

Artmed Editora prepara lançamentos na área de Psicologia e Psiquiatria para a XI Bienal do Livro. No estande, os visitantes terão acesso a cerca de 1.200 títulos de diferentes assuntos.
[
+ info 

Transtornos da Personalidade em Crianças e Adolescentes - nesta obra estão reunidos os mais completos e reveladores estudos sobre transtornos de personalidade na infância, resultado de ampla pesquisa sistemática e da combinação de descobertas recentes da literatura com experiência clínica ímpar.
[
+ info




Psicologia Pedagógica - a obra é voltada para estudantes e profissionais de Psicologia e Educação. Este é o melhor livro-texto sobre as idéias de Vigotski, autor de leitura obrigatória nestas áreas.  [+ info





Novo livro sobre Terapia Cognitiva para Transtornos da Personalidade traz abordagem focada no esquema -
utilizada para tratar pacientes com diferentes tipos de transtornos, técnica é uma integração pioneira da Terapia Cognitiva Comportamental com as abordagens da Gestalt e da Psicanálise.
 [+ info




Nise da Silveira: história da psiquiatra é tema de novo volume da Coleção Pioneiros da Psicologia, da Imago - Uma mulher extraordinária. Assim Nise Magalhães era conhecida. A alagoana que ingressou na Escola de Medicina da Bahia aos 15 anos tem sua história contada pelo psicólogo Walter Melo Jr., no novo volume da série Coleção Pioneiros da Psicologia - Nise da Silveira, com selo da Imago Editora. O autor é ex-coordenador da Casa das Palmeiras, instituição criada por Nise da Silveira, que deu vida, amor e arte à psiquiatria nacional.
[
+ info



Artmed Editora lança Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - o novo Manual Diagnóstico DSM-IV-TR é uma importante ferramenta de ensino e uma classificação categórica, que divide os transtornos mentais em tipos, todos baseados em coletas de dados. Os critérios de diagnósticos específicos incluídos na obra devem servir como base para o julgamento clínico, ajudando no julgamento e servindo de fonte de informação para a avaliação do paciente. [+ info


Qualidade de vida de portadores de TOC e Síndrome de Tourette é tema de novo livro - a obra aborda desde os conceitos dos chamados transtornos obsessivo-compulsivos, até experiências sobre novas técnicas para melhorar a qualidade de vida dos portadores.
[+ info