Grupos de Estudos

Grupos de Estudos: Fenomenologia Existencial

O Grupo de Estudo sobre Fenomenologia Existencial discutirá os desdobramentos deste modo de compreender a existência humana no trabalho terapêutico, repensando nossas atitudes e posicionamentos no cotidiano clínico. Este grupo de estudo é indicado para psicólogos, psicopedagogos e médicos interessados em conhecer e aprofundar o pensamento Fenomenológico Existencial. O objetivo principal é discutir os desdobramentos deste modo de compreender a existencia humana no trabalho terapeutico, repensando nossas atitudes e posicionamentos no cotidiano clínico. O curso é desenvolvido a partir de leituras introdutórias do pensamento fenomenológico de autores, como: Loparic, Nunes, Boss, Critelli, Pompéia e tem como pano de fundo, a discussao da obra do filósofo alemao Martin Heidegger, "Ser e Tempo". O conteúdo programático está dividido em:
Introdução ao pensamento fenomenológico existencial;
Postura fenomenológica;
Análise do sentido
Olhar clínico fenomenológico;
O mundo e o tempo da criança;
O mundo e o tempo do adolescente;
O mundo e o tempo adulto.

Caso haja interesse neste grupo de estudo, é possível marcar um horário com o professor para maior conhecimento do conteúdo do curso.


Professor

O curso é ministrado pelo Prof. Marcelo Sodelli.

Duração

O grupo é formado de 4 a 8 participantes no máximo. O encontro é semanal, com 1:30h de duração.

Local de realização

Rua Verissímo Glória, 165 - Sumaré - Sao Paulo
Tel: 11.3675.8900
Próx. estaçao metrô Sumaré

Investimento

Valor mensal: R$ 150,00

Grupos de Estudos: Psicanálise
 
O Grupo de Estudos de Psicanálise: refletir sobre a atuação clínica do Psicólogo, por meio da leitura de Freud, Klein, Winnicott e outros autores contemporâneos, com o Psicólogo Fernando Falabella Tavares de Lima, diretor do NetPsi.

Grupo de Estudos de Psicanálise

Formar um pequeno grupo de estudos, tendo profissional experiente como coordenador, possibilita discussão livre e aprofundada sobre dúvidas que fazem parte da formação de todos os psicólogos clínicos, aproximando nossa prática a compreensão teórica. Por isso o conteúdo trabalhado será definido observando-se os interesses específicos dos participantes.


Projeto

O objetivo é refletir sobre a atuação clínica do psicólogo, por meio de textos selecionados de Freud, Klein, Winnicott e outros autores contemporâneos, observando-se: aspectos da relação terapeuta-paciente; o que é ser psicanalista nos dias de hoje; transferência; sonhos; formação do aparelho psíquico; temas metapsicológicos; teoria das posições de Klein, análise de crianças e outros.

Dirigido

Estudantes de Psicologia

Coordenador

Fernando Falabella Tavares de Lima (CRP 06/46241-4)

Horários

Reuniões semanais com 1 hora e meia de duração.
Grupos com 4 a 6 participantes.

Local de realização

Rua Verissímo Glória, 165 - Sumaré - São Paulo
Tel: 11.3675.8900
Próx. estação metrô Sumaré

Investimento
R$ 150,00 por mês/participante.